quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sabia Que A Entrada na Escola Primária Não É Igual Em Todo o Lado?


Agora que o regresso às aulas está quase a começar, vamos dar especial atenção àqueles que só agora iniciam o seu percurso escolar.

Sabia que a entrada no ensino primário, não acontece com a mesma idade para todo o mundo.
Por exemplo na Inglaterra, as crianças podem começar a escolaridade aos 5 anos, e os países nórdicos preferem que as crianças só sejam iniciadas nas actividades escolares aos 7 anos, pois acham que só depois desta idade conseguem ter a maturidade suficiente para levarem os estudos a sério.
Ja nós portugueses optamos pelo meio termo, colocando as crianças a frequentar a escola primária com 6 anos.
Nem com 5, nem com 6, nem com 7 anos, as crianças terão noção objectiva de que profissão pretendem ter no futuro e se conseguirão o sucesso escolar suficiente para a alcançar, porém estas são as idades com que geralmente entram nas escolas primárias e assim começam a se adaptar a normas em vez destas se adaptarem aos pueris alunos. Nem todas as crianças atingem tão cedo a maturidade suficiente para compreenderem que a partir da entrada na escola primária começam a traçar todo um percurso que poderá ditar ou não o seu sucesso e realização profissional e consequentemente influenciar todo o seu futuro.

E que tal restruturar o sistema de ensino, adaptando-o ao desenvolvimento de cada criança, permitindo a entrada de cada uma com um grau de maturidade aceitável independentemente de terem 5, 6 ou 7 anos?

Sem comentários: